segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Facebook detona boletim escolar


Facebook é o vilão do boletim, diz estudo
por Jairo Bouer

NA ÚLTIMA semana, foi publicado um estudo feito na Holanda que sugere uma relação entre o uso do Facebook e um pior desempenho dos alunos na escola. Apesar de ser uma pesquisa inicial, feita com cerca de 200 jovens, ela traz considerações interessantes.
Segundo o estudo, jovens que ficam conectados a redes sociais têm notas 20% piores do que aqueles que não permanecem conectados. Qual seria a causa?
Quem usa internet sabe que é comum ter várias janelas e canais de comunicação abertos ao mesmo tempo. Assim, enquanto faz pesquisas escolares e estuda, o jovem também "conversa" com amigos, posta mensagens e fotos, checa o que seus amigos escrevem, baixa música e vê filmes.
Mal comparando, é como se você abrisse um livro para estudar para uma prova, mas também estivesse falando ao telefone, lendo uma revista e assistindo à televisão. É lógico que a atenção e a concentração devem ficar prejudicadas, e a qualidade do estudo cai.
Muito já se disse sobre a capacidade dessa geração de ter uma atenção flutuante, ou seja, poder fazer várias coisas ao mesmo tempo, sem prejuízo da qualidade com que executa as atividades. Vamos combinar que isso é difícil de acreditar, não é? Há um limite para isso!
Além do que, quem passa horas conectado às redes sociais acaba tendo menos tempo para estudar. Aliás, esse foi outro resultado da pesquisa. Talvez tudo isso aponte para uma constatação óbvia: para focar sua sua atenção na hora de estudar talvez seja uma boa ideia ficar off-line das redes sociais. Da mesma maneira que é bom desligar a TV na hora de ler um livro, certo?
Um grupo de pesquisa está fechando estudo de uso de internet com mais de 10 mil jovens de todo o Brasil. Daqui a algumas semanas, conto o que constatamos. Por enquanto, para saber mais sobre essa pesquisa, acesse bit.ly/csptgz. É isso!
(Texto da Folhateen de hoje, 13/09)

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