quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Pequena grande história


Dois garotos que amam a mesma menina, confusa mas cheia de vida; e ela ainda canta... Um adolescente que não conhece o pai, fotógrafo humanista que o abandonou ainda na barriga da mãe para tentar salvar o mundo. E 15 anos depois tenta estabelecer contato com o filho e mostrar-lhe a diversidade e riqueza do mundo. Uma pequenina cidade gaúcha tão distante das alternativas e experiências que o mundo oferece, mas tão bela em sua simplicidade, belezas da natureza e nos valores mais genuínos de amizade, amor e família. Antes que o mundo acabe é um pequeno filme gaúcho (o premiado cineasta Jorge Furtado é um dos roteiristas) que parece inspirado na maior qualidade do rico cinema argentino: contar uma pequena história com delicadeza, profundidade e emoções nada apelativas.
Palmas também à diretora, Ana Luiza de Azevedo, que colocou sua visão feminina intimista e também solar em cima do gostoso livro em que se baseou o filme, de mesmo nome. A naturalidade dos adolescentes do filme, alguns deles já com a rica experiência de curtas-metragens na TV RBS, emprestam ainda mais veracidade e poesia a esse típico filme que nos faz sorrir e sonhar com uma vida pessoal mais calorosa e um mundo melhor. Corra pra ver antes que saia de cartaz.

(* Filme valioso para aprender mais sobre a riqueza e diversidade cultural, e sobre como a globalização tenta destruir culturas pequenas mas valiosas ao redor do mundo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário